Roménia

 

Local Baia Mare, Roménia
Data 12 a 16 de fevereiro de 2018
Tema/Título MISSÃO DE ENSINO EM BAIA MARE, ROMÉNIA
Participantes Cristina das Neves e Fortunata Beatriz

No âmbito do Projeto Erasmus+, Ação Chave 1, nomeadamente na subtemática «Ferramentas de Apoio à Implementação do CLIL: Colaboração, Supervisão e Inclusão (CSI)» as docentes Fortunata Beatriz e Cristina das Neves, deslocaram-se entre 12 e 16 de fevereiro a Baia Mare, na Roménia, numa missão de ensino. As docentes lecionaram aulas em Francês a alunos do Liceu Mihai Eminescu National College, oriundos de diversos países europeus, partilhando experiências educativas e metodologias tais como, a supervisão colaborativa e a diferenciação pedagógica, visando a inclusão dos alunos com diferentes tipos e ritmos de aprendizagem. Foram igualmente desenvolvidas competências interculturais.

Esta missão de ensino numa escola bilingue romeno-francês, teve como objetivos não só aplicar metodologias ativas e inclusivas, como contactar com uma realidade diferente e assistir a aulas ministradas pelos professores de História, Geografia e Romeno em língua francesa.

Acresce referir a oportunidade de numa sessão plenária, que contou com a presença da direção, apresentar a todo o corpo docente de Mihai Eminescu National College, a nossa organização e as nossas práticas, bem como explanar o conceito de supervisão colaborativa. Além desta apresentação, seguida de debate, os docentes romenos puderam assistir in loco a essa prática.

Numa vertente cultural, entre outros, as docentes assistiram a uma peça de teatro adaptada de um autor francês, representada pelos alunos do Clube de Teatro à qual assistiram também encarregados de educação e membros da comunidade local. Partilhando a gastronomia de ambos os países, as professoras portuguesas e os docentes romenos, proporcionaram refeições em comum, tendo merecido grande agrado as iguarias nacionais que a equipa portuguesa levou. As docentes visitaram também alguns monumentos representativos da História da cidade de Baia Mare assim como da região de Maramures permitindo uma visão global do território.

Culminando a visita a imprensa local e regional, valorizando a iniciativa desta escola e a presença de docentes estrangeiros, deslocou-se à escola para realizar uma entrevista às docentes portuguesas.

Uma experiência gratificante e enriquecedora, contribuindo para a internacionalização da nossa instituição destacando-se o acompanhamento da Coordenadora do Projeto na Roménia Professora Doutora Ileana Vasilescu que tão amavelmente nos recebeu.

prog_financiado

Anúncios