MAPA DE MOBILIDADES E OUTRAS ATIVIDADES

2016/2017

Periodo

Data

Curso

Instituição

Local

Participantes

Área de Intervenção

8-14 de outubro 2016

7 dias

 

Structured Study Visit to
Schools/Institutes & Training Seminar in Finland

 

 

English Matters S.L.

Spain

 

Helsinki

Finland

2 professores

coordenadores do projeto e/ou elementos
da direção das várias escolas do agrupamento

Apoio à implementação estratégica do
projeto: Aquisição de Boas Práticas Europeias

 

15-23 de
outubro  2016

7 dias

 

Collegiality across CLIL

(Ciências
Físico-Químicas)

 2º/3º ciclo) 

International
Study Programmes

Cardiff

United Kingdom

 

1 professor  F.Q. 2º/3ºciclo

1 professor de Inglês

CLIL Ciências Físico-Químicas

2º/3ºciclo

 

 

5-13  de novembro 2016

7dias

 

Collegiality across CLIL

(Economia

Secundário )

International
Study Programmes

Cardiff

United Kingdom

 

1 professor Economia

Secundário

1 professor de Inglês

CLIL Economia

Secundário

2016/2017 – 2º Período

Data

Curso

Instituição

Local

Participantes

Área de Intervenção

11-19 de fevereiro 2017

7dias

 

CLIL for Primary

International
Study Programmes

Exeter

United Kingdom

2 professores do pré-escolar/1ºciclo

1 professor de Inglês

CLIL pré-escolar/1ºciclo

 

 

25 fev.-
5 março 2017

7 dias

 

CLIL for Science & Maths 

(2º/3ºciclo)

 

International
Study Programmes

Cheltenham

United Kingdom

 

1 professor Ciências Naturais 2º/3ºciclo

1 professor de Inglês

CLIL Ciências Naturais

2º/3ºciclo

 

 

25 março
– 2 abril 2017

7 dias

 

CLIL for Science & Maths  

+

CLIL Arts

(Secundário)

International
Study Programmes

Portsmouth

United Kingdom

 

1 professor Ciências

1 professor de Artes

Secundário

2 professores de Inglês

CLIL Ciências

CLIL Artes

Secundário/
Professional

 

3º período

Data

Curso

Instituição

Local

Participantes

Área de Intervenção

24-28 de abril 2017

5 dias

 

CLIL – Technology & ICT tools for teachers working with CLIL

 

ETI Executive Training Institute

 

Malta

2 professores na área das Novas
Tecnologias

 

 

CLIL TIC

 

Maio 2017

5 dias

Job-Shadowing

IES Artaza
Romo BHI

Spain

2 professores envolvidos na implementação
do projeto

Todas

Maio 2017

5 dias

Job-Shadowing

Cooperativa Sociale
S. Maria in gradiIstituto
Aliotti

Italy

2 professores envolvidos na
implementação do projeto

Todas

2017/2018

1º Período

Data

Curso

Instituição

Local

Participantes

Área de Intervenção

28 agosto-1 set. 2017

5 dias

Building European Identity at Schools

IDEC Greece

Glyfada

Greece

3 elementos da equipa coordenadora de
projetos europeus

Apoio à implementação estratégica do projeto:
aprofundamento de competências na gestão de projetos Europeus.

Pre-registered

11-15 setembro 2017

5 dias

 

Enhanced English Skills

B2

Inlingua
Edinburgh

Edinburgh

United Kingdom

3 professores de várias disciplinas
e/ou ciclos de ensino,

1 assistente administrativo ou

 1 assistente operacional

Aquisição e desenvolvimento de
competências na língua Inglesa

 

 

2º período

Data

Curso

Instituição

Local

Participantes

Área de Intervenção

Março 2018

5 dias

Missão de Ensino

Regional Gymnasium
of Livadia

Livadia

Chipre

2 professores de diferentes disciplinas
que se encontrem a implementar a metodologia CLIL  e conhecedores do projeto

Todas

FERRAMENTAS DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO CLIL : COLABORAÇÃO, SUPERVISÃO E INCLUSÃO(CSI)

Data/Dias Curso Instituição Local Participantes Objetivos/Área de Intervenção
 

1 a 6 de fevereiro de 2018

 

6 + 1 dias

 

 

JOB-SHADOWING

 

Institution Sainte Catherine

 

Villeneuve sur Lot França

 

2 professores

 

1 professor da Direção

1 professor Curso Profissional

 

 

-Observar e partilhar boas práticas.

 

26 fevereiro a 2 março de 2018

 

5 + 1 dias

 

LITERACIA DIGITAL

Spice Up Your Teaching Ideas – Methodology in Practice Today

 

 

 

ETIMALTA

Executive Training  Institute

 

 

Malta

 

4 professores

responsáveis pela implementação das «Ferramentas de Apoio à Implementação do projeto CLIL: CSI»

 

-Aprofundar métodos e técnicas de ensino inovadoras;

-Explorar ferramentas de apoio ao CLIL;

-Explorar sites e ferramentas online a utilizar em sala de aula.

3º período

FERRAMENTAS DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO CLIL : COLABORAÇÃO, SUPERVISÃO E INCLUSÃO(CSI)

 

 

8 a 14 de abril de 2018

 

7 + 1 dias

 

COACHING E SUPERVISÃO

 

Peer Coaching as a Sustainable Source of Professional Development

 

 

 

PRIMERA GROUP

 

 

 

Ljubljana / Eslovénia

 

2 professores

Supervisão Pedagógica – «Observisão»

 

 

 

– Desenvolver ferramentas de coaching;

– Construir instrumentos de observação de aulas;

– Construir questionários a aplicar.

 

9 a 13 de abril de 2018

 

5 + 1 dias

 

INCLUSÃO E NEE

Cooperative Learning: a method to develop social and learning skills for inclusion in educational and social contexts

 

Progeto Crescere

 

REGGIO EMILIA

Itália

 

2 professores

 

1 professor do 1º ciclo

1 diretor de turma com alunos NEE’s

 

-Desenvolver estratégias para criar um clima positivo de aprendizagem;

– Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos;

– Desenvolver capacidades sociais e de aprendizagem.

 

9 a 14 de abril de 2018

 

6 + 1 dias

 

INCLUSÃO E NEE

Desigining Inclusive Education Environments

 

Europass Teacher’s Academy

 

Florença/ Italia

 

2 professores

 

1 Professor da Educação Especial

1 professor tutor

3º ciclo

 

 

– Desenvolver estratégias de aprendizagem, técnicas e recursos;

– Promover a diversidade;

– Desenvolver técnicas de inclusão.

 

 

12 a 16 de abril 2018

 

5 + 1 dias

 

MISSÃO DE ENSINO

 

Liceu Nacional Mihai Eminescu

 

Baia Mare

Roménia

 

2 professores

responsáveis pela implementação das «Ferramentas de Apoio à Implementação do projeto CLIL: CSI»

 

 

 

– Partilha de boas práticas desenvolvidas pelo projeto.

 

 

 

 

15 a 21 abril de 2018

 

7 + 1 dias

 

 

INCLUSÃO E NEE

Towards the Inclusive Classroom

 

 

 

 

 

Pricalica

 

 

 

 

 

Kalamata /Grecia

 

2 professores

 

1 Coordenador de escola

1º ciclo

1 professor «Observisão»

1º ciclo

 – Compreender como atividades sociais  e artísticas baseadas em jogos podem melhorar o desempenho dos alunos com NEE’s;- Identificar e compreender riscos, fatores e barreiras para integração e inclusão;

– Desenvolver abordagens centradas no aluno no contexto da educação de necessidades especiais, como aprendizagem baseada em tarefas e aprendizagem baseada em problemas.

 

 

15 a 21 de abril de 2018

 

7 + 1 dias

 

COACHING E SUPERVISÃO

Coaching strategies for schools – turn change into lasting education benefits

 

Euneos

 

 

Helsinki/Vantaa Finland

 

2 professores

Supervisão Pedagógica – «Observisão»

 

 

 

– Desenvolver competências de coaching com professores;

– Desenvolver competências de coaching com alunos;

– Aprender a gerir o progresso e a melhoria das aprendizagens em sala de aula.

 

 

logos_todos_sers

Anúncios