«Metodologia CLIL
Ferramentas e Estratégias
para a Escola Europeia do Futuro»
A Oficina de Formação decorreu, com as sessões presenciais, entre o dia 19 de fevereiro e 10 de maio de 2018 nas instalações da Escola Secundária de Santo André, da responsabilidade da formadora Laura Silva Maria (Grupo de Recrutamento 330), contou com um grupo de formandos, de vários ciclos de ensino, de várias escolas dos concelhos do Barreiro e Moita e com divrsas sessões dinamizadas pelos participantes nas mobilidades do Projeto Erasmus+ KA1 Speak English, Reach Success (2016-2018).
Nesta oficina partilharam-se diversas boas práticas europeias, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e aprofundou-se o conhecimento da metodologia CLIL.
Esta Oficina de Formação foi creditada e inscrita no Centro de Formação de Professores Barreiro Moita.
Filme sobre as sessões da Oficina de formação – Clique aqui
Clique aqui para aceder aos documentos apresentados nas sessões da Oficina de Formação.
|
Formador/a | Laura Silva Maria |
Público-alvo | Educadores e Professores do ensino básico e secundário |
Área de Formação
|
Formação educacional geral e das organizações educativas; prática pedagógica e didática na docência |
Carga horária | 50 horas: 25 horas presenciais + 25 horas trabalho autónomo |
Local de realização | Agrupamento Escolas de Santo André- ESSA |
CALENDARIZAÇÃO:
Entre 19 de fevereiro e 10 de maio de 2018
PERIODICIDADE das sessões presenciais previstas: 3 sessões em fevereiro, 3 sessões em março, 4 sessões em abril, 2 sessões em maio
Número de sessões e horas previstas por cada sessão: 1 sessão inicial de 3 horas + 11 sessões de 2 horas cada
Total: 25h presenciais+25h de trabalho autónomo (entrega de trabalhos 30 maio) – Total: 50h
Grupos de trabalho por sessão
Sessão | Data | Temática |
1 | 19 fevereiro 2018
(2ªf) 18h-21h |
Sessão de abertura
Contextualização CLIL O que é o CLIL? O que é o ensino bilingue? Operacionalização de CLIL/ensino bilingue, a nível piloto, nas escolas portuguesas Convidados DGE e British Council Contextualização teórica da metodologia CLIL Laura Silva Maria
|
2 | 22 fevereiro 2018
(5ªf) 18h30-20h30 |
Metodologia e ferramentas CLIL
Educação pré-escolar/1º ciclo do ensino Básico Equipa1: Clara Condeço / Laura Silva Maria |
3 | 26 fevereiro 2018
(2ªf) 18h30-20h30 |
Metodologia e ferramentas CLIL
2º/3º ciclo do ensino Básico – Ciências Naturais Equipa 3: Vítor Oliveira / João Paixão |
4 |
01 março 2018 (5ªf) 18h30-20h30
|
Metodologia e ferramentas CLIL
2º/3º ciclo do ensino Básico – Ciências Físico-Químicas Equipa 2: Isabel Tomás / Vítor Godinho Ensino Secundário – Biologia Equipa 5: Leonor Marques / Célia Branco |
5 |
05 março 2018 (2ªf) 18h30-20h30
|
Metodologia e ferramentas CLIL
Ensino Secundário/Professional – Artes Equipa 6: Rosário Santos / Graça Bernardino |
6 |
08 março 2018 (5ªf) 18h30-20h30
|
Metodologia e ferramentas CLIL
Ensino Secundário/Professional – Turismo Equipa 4: Idalina Forestier / Dinorete Abrantes |
7 |
09 abril 2018 (2ªf) 18h30-20h30 |
Metodologia e ferramentas CLIL
Ferramentas TIC na implementação do CLIL Maria João Mendes |
8 |
12 abril 2018 (5ªf) 18h30-20h30
|
Metodologia e ferramentas CLIL
Ferramentas TIC na implementação do CLIL Mariana Guerreiro |
9 |
17 abril 2018 (3ªf) 18h30-20h30
|
ETwinning
O CLIL e o eTwinning em contexto curricular Rosário Santos |
10 | 19 abril 2018
(5ªf) 18h30-20h30 |
Colaboração, Supervisão e Inclusão em CLIL
O CLIL e os alunos com necessidades educativas especiais |
11 | 07 maio 2018
(2ªf) 18h30-20h30 |
Colaboração, Supervisão e Inclusão em CLIL
O CLIL e a Supervisão Pedagógica. |
12 | 10 maio 2018
(5ªf) 18h30-20h30 |
Conceitos e inovação pedagógica
Conceitos –chave na implementação do CLIL Reflexão sobre as vantagens do ensino bilingue Laura Silva Maria |