Língua Inglesa

1º Curso de Língua Inglesa – Edimburgo, Escócia

 

Local Edinburgh. UK
Data 4 a 8 de Setembro 2017
Tema/Título Enhanced English Skills
Participantes Alzira Esteves, Filomena Gamenhas, Maria Manuel Dias, Rosa Dias

 

Temática da formação Entre os dias 4 e 8 do mês de setembro, as professoras Alzira Esteves, Filomena Gamenhas e Maria Manuel Dias e a assistente operacional Rosa Dias frequentaram,  no InLingua Language Centre da cinematográfica e majestosa cidade  de Edinbourgh, um Erasmus + Enhanced English Skills course que lhes permitiu aprofundar os seus conhecimentos da língua inglesa, sobretudo ao nível da conversação e da fluência. O curso incluiu atividades de gramática e de desenvolvimento do léxico, exercícios de pronúncia, ritmo e entoação, leitura, breves debates e cultura escocesa.

A par das aulas de língua, as participantes portuguesas e de outros países europeus tiveram a oportunidade de experienciar um programa social que abrangeu uma visita pedestre à capital escocesa, à Georgian House e à National Gallery of Scotland; uma excursão à Rosslyn Chapel, onde decorreram filmagens de O Código Da Vinci, protagonizado por Tom Hanks; uma prova de Whisky e uma noite num tradicional pub escocês onde os mais corajosos se aventuraram na prova do famoso e típico Haggis.

Foram dias atmosfericamente cinzentos, mas luminosos em termos de conhecimento linguístico, histórico e cultural, ministrado por dois professores (Adam e Marc) que nos conquistaram com o seu saber a amizade.

Regressámos à ESSA, sem dúvida, a saber mais Inglês e com vontade de continuar a aprendê-lo! Foi uma experiência memorável!

Objetivos da formação
Metodologia de Trabalho
Contributos
Países envolvidos
Vertente Cultural

 

2º Curso de Língua Inglesa – Edimburgo, Escócia

Local Edimburgo-Escócia
Data 9 a 13 de abril de 2018
Tema/Título Curso de língua inglesa
Participantes Arlete Cruz, Conceição Marques, Inês Santos, Luísa Roque
Temática da formação Curso de língua inglesa
Objetivos da formação A formação tinha por objetivo aumentar as competências profissionais através do domínio da língua inglesa, devido ao facto de cada vez mais aparecerem pessoas na secretaria do AESA a solicitar informações em inglês e se receber emails em língua inglesa provenientes de outros países. Para tal era necessário o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade da língua inglesa.
Metodologia de Trabalho O curso englobou atividades de gramática, desenvolvimento de vocabulário, correção de erros gramaticais mais comuns, correção da pronúncia inglesa e aprendizagem de uma linguagem mais coloquial.

Os diversos professores utilizaram fichas de trabalho, jogos interativos, Cd’s de áudio, leitura orientada e realizámos exercícios escritos.

Contributos para o Projeto «Speak English, Reach Success!» Os nossos contributos para o projeto traduzem-se por uma melhoria das nossas competências profissionais, um conhecimento maior do projeto e pela possibilidade de divulgação das atividades do projeto. Durante a estadia em Edimburgo divulgamos o projeto junto de outros formandos que frequentavam outros cursos e junto dos professores.
Contributos e benefícios individuais, para os alunos e para o agrupamento Em termos de benefícios entendemos que este projeto dá uma maior visibilidade ao Agrupamento. Em termos individuais poderemos afirmar que as nossas competências foram enriquecidas e que este curso foi uma mais-valia para a nossa carreira.
Países envolvidos Portugal
Vertente Cultural Tivemos a oportunidade de conhecer a cultura escocesa, visitando a cidade, conhecendo o património histórico e gastronómico deste país.

Tivemos a oportunidade de ter visitas guiadas com os professores da escola que nos ensinaram muito acerca da história, da arte, dos costumes e da diáspora escocesa.

Observações adicionais Foi uma oportunidade única e inesquecível.

 

3º Curso de Língua Inglesa – Edimburgo, Escócia

Local Edimburgo
Data De 2 a 6 de julho
Tema/Título Speak English Reach Sucess – Curso Enhanced English Skills
Participantes Anabela Jorge, Idália Monteiro, Helena Vasconcelos, Henrique Carvalho e João Limas

 

Temática da formação  

No âmbito do projeto SERS – Speak English Reach Sucess, um grupo de professores do AESA, Anabela Jorge, Idália Monteiro, Helena Vasconcelos, Henrique Carvalho e João Limas, deslocou-se à cidade de Edimburgo entre os dias 2 e 6 de julho para participar no Curso Enhanced English Skills.

A participação no curso acima referido proporcionou aos professores envolvidos o aprofundamento de competências em língua inglesa e o contacto com a história e cultura escocesas a partir das inúmeras visitas de estudo efetuadas, nomeadamente ao Castelo de Edimburgo, a Jupiter Artland, à Scottish National Gallery e aos Royal Botanic  Gardens , entre tantos outros pontos de interesse.

Por toda a aprendizagem alcançada, pelas vivências experienciadas e pelos laços que se estabeleceram, ficou a vontade de regressar em breve à terra de Mary, Queen of the Scots…

 

Objetivos da formação
Metodologia de Trabalho
Contributos
Países envolvidos
Vertente Cultural
Anúncios