Itália

 

Local Arezzo-Itália
Data 1 a 5 de Maio de 2017
Tema/Título JOB-SHADOWING EM AREZZO, ITÁLIA
Participantes Educadoras Dina Oliveira e Sofia Nunes

No âmbito do programa Erasmus+, projeto”SPEAK ENGLISH,REACH SUCCESS ! “, duas educadoras do nosso Agrupamento,  estiveram em Arezzo, Itália , de 1 a 5 de Maio do corrente ano para participar na atividade de Job-Shadowing.

Sendo Itália um país pioneiro e com vasta experiência na implementação da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), as docentes tiveram oportunidade de observar as boas práticas em CLIL no Istituto Aliotti, nomeadamente no jardim de Infância  e na escola primária :

Assistiram a aulas em inglês sobre Frutas e Vegetais, sobre Animais e as suas partes do Corpo, e a aulas de Inglês como preparação para os exames do Cambridge.

Tomaram notas e questionaram sobre metodologias e estratégias.

Interagiram com as crianças e com as professoras dos diferentes anos.

Paralelamente houve intensa partilha entre as docentes portuguesas, a professora de Inglês e a Diretora do Instituto sobre os sistemas de ensino dos 2 países e suas diferenças e semelhanças.

O local onde decorreu esta atividade, a cidade de Arezzo fica situada na região da Toscânia, no centro de Itália, a uma hora de comboio de Florença.

Rica em praças, monumentos e museus é uma cidade com um centro histórico repleto de traços medievais destacando entre outros: a Piazza Grande, o Logge del Vasari , o maior edifício renascentista da cidade, a Catedral, a Igreja de Santa Maria, a Basilíca de S.Francisco e a Fortaleza da Cidade.

Uma característica da cidade é a sua Feira de antiguidades. No primeiro domingo do mês nos últimos 40 anos, a Piazza Grande e ruas próximas são preenchidas com uma enorme feira de antiguidades, onde aparece de tudo, desde móveis a jóias, e chega a atrair até 20.000 pessoas.

Profícua em antiquários e ourivesarias e pequenas lojas onde se comercializam queijos e vinhos., Arezzo tem nos seus habitantes chamados de arentinos pessoas amáveis e disponíveis de grande hospitalidade.

Foi também em Arezzo que foram rodadas algumas cenas do conhecido filme “A Vida é bela “de Roberto Benigni.

prog_financiado

logos_todos_sers

Anúncios