Reggio Emilia, Itália

INCLUSÃO E NEE

 


Local: “Projetto Crescere” Social Cooperative, Reggio Emília, Italia
Data: 9 a 13 de abril de 2018
Tema/Título: “Cooperative Learning: a method to develop social and learning skills for inclusion in educational and social contexts”.
Participantes: Fátima Rosado e Jani Miguel

 

O projeto “Speak English, reach success” possibilitou às docentes Fátima Rosado e
Jani Miguel a frequência do curso estruturado acima referido como título, no período de 9 a 13 de abril, em Reggio Emilia, no norte de Itália.
A temática subjacente ao título do curso constituiu um fator preponderante no interesse
que aquele nos despertou. Enquanto docentes, numa sociedade que incita ao individualismo e em que ainda é difícil não se ser igual, urge apropriar-nos, de diferentes métodos de intervenção promotores do desenvolvimento, nos alunos, de competências sociais, assim como académicas; métodos que facilitem a apropriação e propagação da ideia de que a diferença é um recurso e não um problema num grupo de indivíduos. Compreender além fronteiras, de que forma a aprendizagem colaborativa permite fazê-lo, foi a nossa principal motivação e expectativa. Haverá melhor forma de o entender do que vivenciá-la? A experiência neste curso leva-nos a crer que é suficientemente boa para a querermos partilhar. Foi-nos dada a oportunidade de vivenciarmos atividades práticas cuja exequibilidade dependia da participação de cada um dos vários participantes, numa dinâmica de interação e construção da aprendizagem em colaboração.
A Progetto Crescere, cooperativa social, que assegurou este curso, visa sensibilizar
para as limitações na aprendizagem e outras problemáticas, intervindo diretamente no
diagnóstico e acompanhamento de crianças e jovens, assim como na implementação de
projetos em estabelecimentos de ensino, e, indiretamente, através da disponibilização de
formação a adultos e de apoio às famílias.
A metodologia adotada nesta instituição é consonante com a abordagem de Reggio
Emília no processo de ensino e aprendizagem, mundialmente conhecida e considerada uma referência, e que muito contribui para o desenvolvimento e construção de indivíduos críticos, democráticos e autónomos tendo como base a reflexão sobre a realidade vivenciada.
A visita à Fundação Internacional Loris Malaguzzy permitiu-nos compreender de forma mais concreta o conceito inerente à pedagogia do educador que criou e deu nome a esta
instituição. Deparámo-nos com uma diversidade de ateliers que disponibilizam uma infindável variedade de materiais e texturas, cores e sons, que permitem alargar o leque de contextos e oportunidades para a criança experienciar, em interação com os outros, e desenvolver o potencial que traz à nascença, potencial esse magnificamente ilustrado no conhecido poema de Maluguzzi intitulado “ As cem linguagens das crianças”.
Tivemos ainda oportunidade de contemplar o património histórico e cultural desta
cidade da região de Emília-Romanha, através da visita guiada, proporcionada por uma
historiadora, que nos levou aos pontos mais emblemáticos da cidade e da história de Reggio.
Todas as vivências partilhadas em grupo e a interação com os vários participantes,
propiciaram-nos momentos de reflexão, contribuindo para o nosso enriquecimento pessoal e social, reforçando a extrema importância do trabalho colaborativo e do respeito pela pluralidade cultural que se pretende ver espelhados na prática de docência numa perspetiva de educação para a cidadania.

prog_financiado

Anúncios