Florença, Itália

P_20180414_102805_BF

INCLUSÃO E NEE

Local Florença
Data 09/04/2018 a 14/04/2018
Tema/Título Designing Inclusive Educational Environments
Participantes Luís Cunha e Jacinto Domingos

Através do projeto “Speak English, reach success” os docents Luís Cunha e Jacinto Domingos, tiveram a oportunidade de frequentar o curso. Designing Inclusive Educational Environments, no período de 9 a 14 de abril de 2018, em Florença, Itália.

A temática do curso foi desde logo um ponto de interesse para nós, docentes de educação especial, uma vez que a mesma tratava de projetar ambientes educativos inclusivos, nomeadamente a Promoção da Diversidade, Dimensão Europeia e Colaboração de Professores.
Este curso foi preparado para professores que trabalham com a diversidade em sala de aula e com alunos desfavorecidos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais ou com formação de migrantes. Pretendeu-se com este curso, levar  os participantes a adquirirem ou melhorarem os seus conhecimentos sobre a temática da inclusão.

A formação teve como objetivos, a definição educação inclusiva; compreender o processo de inclusão/abordar barreiras à participação; projetar sessões e atividades para apoiar a diversidade em sala de aula, usar ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, e colaborar nas comunidades educativas.

A metodologia de trabalho utilizada foi através da aprendizagem em cooperação, atividades práticas diversas, reflexão e discussão em grupo.

Os contributos para além da aprendizagem da temática em estudo foi também o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências ao nível da língua inglesa.

Os países envolvidos na formação foram para além de Portugal, a Alemanha e a Finlândia.

Na vertente cultural o curso deu-nos a oportunidade de visitar Florença, acompanhados por guias. A primeira visita, “Á descoberta dos Monumentos mais representativos de Florença” e a segunda visita “Descobrir Florença através dos diferentes períodos da História”.

No último dia foi-nos ainda proporcionada uma visita pela Toscânia, especificamente nas localidade de S. Geminiano, uma vila medieval, Chianti, uma das zonas mais famosas de Itália em vinhas, e Siena uma cidade monumental e muito rica em cultura.

Esta formação permitiu-nos aprofundar conhecimentos sobre a questão da inclusão, conhecer outras realidades e práticas e também nos permitiu enriquecer culturalmente, pela oportunidade de conhecer o património desta região.

prog_financiado

Anúncios