Grécia

 

Local Glyfada, Atenas, Grécia
Data 28 de agosto a 1 de setembro
Tema/Título Building European Identity at Educational and Training Organisations
Participantes Arlete Cruz, Laura Maria, Rosário Santos

 

Temática da formação No âmbito do projeto Erasmus+ SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS!, realizou-se entre 28 de agosto e 1 de setembro, em Glyfada, na Grécia o curso de formação intitulado Building European Identity at Educational and Training Organisations. A diretora do Agrupamento de Escolas de Santo André e duas professoras envolvidas na implementação de projetos europeus no agrupamento participaram nesta formação, que teve os seguintes objetivos:

-compreender as políticas de educação europeias e relacioná-las com as políticas e práticas nacionais,

-estabelecer redes de contacto com outras escolas de diversos países,

-fomentar a participação em projetos europeus,

-redigir uma proposta de projeto europeu,

-adquirir conhecimentos para administrar e gerir um projeto europeu.

O curso foi frequentado por professoras de uma escola portuguesa (AESA), uma escola da Polónia e uma universidade da Croácia. As docentes dos três países desenvolveram uma proposta de parceria estratégica no âmbito da promoção de hábitos saudáveis nas escolas. Esta ideia inicial poderá ser desenvolvida e aprofundada, dando origem a um projeto internacional que irá beneficiar centenas de alunos nos países envolvidos.

A instituição de acolhimento, IDEC, promoveu um programa cultural de elevado interesse histórico, arqueológico e gastronómico. Foi-nos proporcionada uma visita guiada pela historicamente riquíssima cidade de Atenas, incluindo o mais elevado símbolo da cidade e do país: a Acrópole com o majestoso Parthenon.

Os Gregos, à semelhança do povo Português, destacam-se pela Arte do Bem Receber, tendo-se esforçado por nos dar a conhecer as melhores iguarias, assim como a tradição e beleza da sua música e dança.

Esta experiência foi muito enriquecedora não só no que respeita à interculturalidade inerente, mas também relativamente à troca de experiências profissionais e abertura para novos projetos internacionais, promovendo, assim, a Dimensão Europeia do Agrupamento de Escolas de Santo André.

prog_financiado

Anúncios