Helsínquia, Finlândia

COACHING

Local Helsinquia, Finlândia
Data 15 a 21 de abril de 2018
Tema/Título Coaching strategies for schools
Participantes Dulce Ferreira e Fátima Correia

Sob o tema “Estratégias de “coaching” para as escolas” a formação teve como objetivos dar a conhecer estratégias de “coaching”, distinguir “coaching” de mentorado e psicoterapia, promover a cultura de pertença e o bem-estar na escola assim como desenvolver a autonomia e a participação dos alunos. Foram utilizadas metodologias ativas, o trabalho de pares e trabalho de grupo para responder aos desafios dos formadores; “role-play”: simulação de reunião de docentes com distribuição de tarefas.
Visita a escolas e observação de aulas.
Os países envolvidos foram a Bélgica, Espanha, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Suécia e Turquia.
Logo no primeiro dia, tivemos oportunidade de fazer uma visita guiada pelo centro da cidade de Helsínquia.
Visitámos também a ilha de Suomenlinna, reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO em 1991, com a sua fortaleza (construída em 1748), quando a Finlândia ainda pertencia ao reino da Suécia e se procurava defender dos russos. Daí vimos Helsínquia de outra perspetiva e pudemos admirar a impressionante linha de defesa marítima com os seus muros de areia, canhões e até um submarino.
Apesar do reduzido número de habitantes (800), estes têm direito a uma biblioteca pública, que promove atividades diversificadas. Nela pudemos constatar as políticas finlandesas de investimento na cultura e na leitura, desde tenra idade, através, por exemplo, dos cães leitores (que servem de ouvintes atentos a sessões de treino de leitura pelas crianças) ou dos ursinhos de peluche (que as crianças entregam na biblioteca para aí passarem a noite a “realizar” diversas atividades e que as crianças recolhem, posteriormente, com o objetivo de verem o filme do que o seu peluche fez, despoletando, assim, a curiosidade infantil).
Terminámos a formação com uma visita ao centro “Heureka” em Tikkurila, onde os visitantes podem experimentar, de forma interativa e lúdica, a alegria de descobrir a ciência através de exposições e filmes no planetário.

prog_financiado

Anúncios