Espanha

Local Getxo – País Basco
Data 1 a 5 de maio de 2017
Tema/Título JOB-SHADOWING EM GETXO, PAÍS BASCO
Participantes Anabela Luz e Cristina Inverno

 Esta atividade de “Job-shadowing” teve como objetivos observar a implementação de um projeto de ensino plurilingue, partilhar conhecimento profissional num contexto multicultural, desenvolver a fluência na língua inglesa e experienciar a cultura do País Basco.

Neste cinco dias de permanência no País Basco ficámos alojadas em Bilbau.

Diariamente deslocávamo-nos a Getxo, situado a norte de Bilbao, no Golfo da Biscaia, com destino ao IES – Artaza Romo, um instituto de educação secundária.

O instituto é constituído por dois edifícios que ficam a escassos metros um do outro, separadas apenas por uma estrada: o Romo tixki, frequentado pelos alunos do 1º e 2º ano, com idades entre os 12 e os 13 anos, e o Romo handi cujos alunos têm entre 14 e 18 anos e frequentam o 3º e 4º ano bem como os dois anos do batxillerat, que correspondem ao nosso 11º e 12º ano.

No final do secundário os alunos que pretendam ir para a universidade realizam um mínimo de sete exames de admissão, ao longo de dois dias.

O instituto tem em vigor, desde 2003/2004, um projeto de ensino plurilingue no qual participam 15 professores, pertencentes a nove departamentos. Os alunos interessados em frequentar esta modalidade de ensino têm de realizar uma prova de inglês na qual têm de obter a nota mínima de 7, numa escala em que o máximo é 10, para conseguir ingressar no instituto.

Os alunos que usufruem do ensino plurilingue têm cerca de 7h de aulas semanais ministradas em Inglês.

As escolas estão bem equipadas mas têm apenas de 3 funcionários pois a limpeza dos espaços e o serviço de refeições é assegurado por empresas contratadas pelo estado. Os professores asseguram a vigilância dos espaços de lazer, nos intervalos, e da cantina, durante as refeições.

Fomos sempre acompanhados por elementos da direção ou outros professores por eles designados que nos fizeram sentir muito bem recebidas.

Quanto à vertente cultural, apraz dizer que a nossa estadia no País Basco foi muito agradável tendo visitado muitos locais interessantes como o museu Guggenheim, o museu das Belas Artes e Casco Viejo, em Bilbau; a ponte da Biscaia, o bairro de Las Arenas e o Puerto Viejo, em Getxo.

Desfrutámos ainda da simpatia dos habitantes da região e da sua gastronomia, da qual destacamos os famosos pintxos.

prog_financiado

logos_todos_sers

Anúncios